Faz hoje dezanove anos que minha mãe deu à luz, que eu chorei pela primeira vez, que eu toquei o exterior de uma mulher, que eu senti o ar do mundo em que felizmente permaneço. Foi sem duvida esse o momento mais marcante de minha vida, pois foi esse o momento que realmente me deu a vida.
Nesse dia não pensei no significado que essa data teria para mim, era inconsciente e só passado algumas semanas ou meses é que realmente abri os olhos para ver os imensos tons que agora tão naturalmente me estão à vista.
Nesse dia não sonhava sequer que neste momento estaria a escrever isto que aqui escrevo e que para outros pode ser irrelevante, não sonhava sequer que nesta altura saberia escrever, não conhecia nem esse termo. Nesse dia não sabia o que era beleza, não sabia o que era bom ou mau, não sabia que o choro é uma forma de expressar tristeza, talvez se soubesse sairia do corpo de minha mãe com um sorriso plástico esboçado.
Nesse dia não sabia o significado de um obrigado, talvez se soubesse essa fosse a primeira palavra por mim expressada para agradecer a minha mãe e meu pai o facto de me darem a liberdade de poder olhar o mundo.
Nesse dia não sabia o significado de todos os olhares que me consumiam o corpo, não sabia o porquê de todos os seres vivos à minha volta estavam vestidos da mesma forma e com apenas meia cara revelada.
Não sabia o porquê de me pegarem ao colo, não sabia o porquê de não ser logo posto em liberdade e sim ser aprisionado dentro de umas grades a que chamam berço.
Simplesmente não sabia nada, mas sei agora que esse foi o momento mais marcante da minha vida, um momento que pude sentir em primeira-mão mas que não pude ver ou entender na altura.
Mas pronto, tudo isto para dizer que é hoje o meu aniversário. Sim faço 19 anos e não, não mudei nada em mim, apesar de tudo hoje é apenas uma data que nada muda a longo prazo, um dia para extravasar e festejar um momento que não entendi.
Acabo por agradecer a todos os que me desejaram um bom aniversário ou que me disseram um pequeno e simples "Parabéns" !!
A todos o meu muito obrigado
Vítor'Cunha